segunda-feira, 27 de julho de 2009

Benfica conquista Torneio de Amesterdão

O Benfica conquistou o Torneio de Amesterdão depois de bater os anfitriões do Ajax por 3-2. Aissati (8m p.b.), Di María (30m) e David Luiz mexeram o marcador a favor dos encarnados. Donald (44m) e Rommedhal (78m) marcaram para os holandeses.

Com o auto-golo de Aissati logo aos oito minutos, o Benfica libertou-se um pouco da pressão inicial do Ajax, que entrou decidido a ganhar o torneio. Em vantagem no marcador, os encarnados passaram a trocar bem a bola e a criar lances de perigo para a baliza holandesa.

Boas combinações que tiveram no lance que deu origem ao golo o melhor exemplo, numa jogada que envolveu quase todos os jogadores do meio-campo e ataque do Benfica. Maxi Pereira recuperou na direita e colocou em Ramires, trocou com Carlos Martins que devolveu para o brasileiro lançar Nuno Gomes; o avançado deixou de primeira para Saviola que colocou em Di María na esquerda. O extremo argentino só teve de tirar Vermeer do caminho e atirar para o fundo das redes.

A perder por 2-0, o Ajax voltou a crescer e acabou por chegar ao golo mesmo em cima do intervalo por intermédio de Donald, após uma boa combinação com Suaréz. Na segunda parte, os holandeses voltaram a entrar dominantes e chegaram a causar alguns calafrios a Moreira. Foi, no entanto, o Benfica a chegar ao golo com David Luiz (55m) a aparecer na linha de golo e a aproveitar uma falha defensiva da defesa holandesa para marcar depois de um livre batido por Carlos Martins.

As alterações não tiraram qualidade de jogo ao Benfica e Fábio Coentrão construiu a jogada que podia ter decidido a partida. O extremo desmarcou Di María que por sua vez cruzou para Cardozo mas o paraguaio, em boa posição para marcar, cabeceou fraco dando a possibilidade à defesa holandesa para aliviar o perigo.

O Ajax reagiu e chegou ao golo por Rommedahl (78m), que atirou para uma grande defesa de Moreia mas que acabou por beneficiar de um ressalto após um mau alívio de David Luiz. Dois minutos depois, um lance idêntico podia ter resultado em novo golo do Ajax mas, desta vez, a bola acabou por sair pela linha de fundo depois de bater em Luisão.

O Benfica é a primeira equipa portuguesa a conquistar o Torneio de Amesterdão naquele que foi um dos mais sérios testes dos encarnados nesta pré-época. A equipa orientada por Jorge Jesus mostrou alguma desorientação defensiva mas uma grande capacidade ofensiva.

Ficha de jogo:

Arena de Amesterdão, em Amesterdão (Holanda)

Árbitro: Pieter Vink (Holanda)

AJAX: Vermeer; Silva (Van der Wiel, 67m), Oleguer, Anita (Van der Heijden, 85m), Vertonghen; Rommedahl, Donald (De Jong, 87m), Aissati, Emanuelson (Zeegelaar, 60m); Sulejmani (Cvitanich, 60m) e Suárez.
Suplentes: Stekelenburg e Alderweireld.
Treinador: Martin Jol.

BENFICA: Moreira; Maxi Pereira, Luisão, David Luiz e Shaffer; Javi Garcia, Ramires (Ruben Amorim, 49m), Di María (Weldon, 84m) e Carlos Martins (Aimar, 63m); Nuno Gomes (Cardozo, 46m) e Saviola (Fábio Coentrão, 64m).
Suplentes: Quim e Miguel Vítor.
Treinador: Jorge Jesus.

Disciplina: Cartão amarelo para David Luiz (61m).

Golos: Aissati (0-1, 8m p.b.); Di María (0-2, 30m); Donald (1-2, 44m); David Luiz (1-3, 55m); Rommedhal (2-3, 78m)


Avaliação in SLBenfica
Di María
– Grande aproveitamento dos espaços - Um dia depois dos elogios públicos do treinador do Sunderland, Steve Bruce, é de crer que o jovem argentino Di María também tenha impressionado o reputado treinador holandês do Ajax, Martin Jol. Além de um golo de insistência, o fantasista do Benfica fez assistências atrás de assistências, fintas atrás de fintas e foi pena que aquele remate “de letra” na segunda parte não tivesse atingido o alvo pretendido. Está mais forte, mais consistente e mais virado para o colectivo.
Di María: «Jesus exige mais do que os anteriores»
EXTREMO AGRADECE OPORTUNIDADE AO TREINADOR

Di María quer ganhar espaço na equipa de Jorge Jesus e está particularmente satisfeito pelas oportunidades que o novo treinador da águia lhe tem dado para poder jogar com maior regularidade. Para o argentino, de 21 anos, não existem dúvidas em relação à produção da equipa, tendo como base de comparação a última temporada.
"O mister Jesus está a exigir muito mais dos jogadores do que os outros treinadores anteriores", afirmou, considerando isso um factor positivo para o desenvolvimento do conjunto encarnado: "É bom para nós, porque sabemos que só desta maneira é que poderemos vencer."
Nesta fase de preparação da nova temporada, Angelito tem mostrado bons pormenores e o seu futebol tem chamado a atenção, tal como aconteceu ontem em Amesterdão. Tudo se deve ao trabalho desenvolvido, mas também ao facto de Jesus confiar no trabalho do internacional argentino.
"Aos poucos estou a ganhar o meu ritmo, é verdade. O mister está a dar-me oportunidades que outros não me deram", desabafou, deixando claro que por agora não pensa em eventuais saídas nem em mais nada que não seja ter uma boa prestação de águia ao peito: "O meu pensamento está apenas no clube. Quero fazer uma grande temporada." (in Record)

Inter quer atacar Di María
PASSAPORTE ITALIANO TARDA EM SAIR

O Inter de Milão quer contratar Di María, mas aguarda que o jogador consiga o passaporte italiano, para que possa avançar para uma proposta formal, depois de algumas sondagens que já foram feitas.
O clube de José Mourinho tem observado com grande regularidade a carreira do argentino, de 21 anos, e, segundo notícias de Itália, está disposto a avançar com uma proposta, de forma a tentar baixar a cláusula de rescisão de 30 milhões, com a qual Angelito está preso ao Benfica até 2012.
De qualquer forma, o facto de Di María continuar à espera do passaporte italiano (os avós são daquele país) pode travar o interesse dos transalpinos. É que o Inter não tem espaço para mais extracomunitários no grupo, pelo menos, esta temporada...
Os encarnados, por seu lado, não estão interessados em libertar, de imediato, o jogador. No entender dos responsáveis benfiquistas, a melhor altura para negociar Di María será no próximo ano, até porque o atleta pode valorizar, perante uma presença da Argentina no Mundial e acreditando que Maradona o convoca. (in Record)

VIVA O DI!!!
VIVA O BENFICA!!!
=D

2 comentários:

Viriato de Viseu disse...

Parabéns pelo teu DI.
Está a jogar muito bem!!!

Oxalá o Mourinho não o leve!!!

JOKAS

Patrícia disse...

Oxalá, amigo Viriato, oxalá! =D

JOKAS!