quinta-feira, 12 de março de 2009

4 em 1

Di María cresce com conselhos

Em afirmação no onze de Quique Flores, Di María está cada vez mais confiante, evidenciando-se não só pela sua qualidade técnica, mas também no capítulo do jogo colectivo - apontado como um dos seus principais defeitos - e a nível táctico. Para esta evolução muito contribuíram, além da maior adaptação ao futebol português e aos métodos do treinador, as constantes conversas com Quique Flores e Rui Costa.

Treinador e director-desportivo procuram transmitir os seus conhecimentos e conselhos a Di María. "Tanto o Quique Flores como o Rui Costa conversam muito com ele. O Quique transmite-lhe confiança e dá-lhe muito valor, enquanto o Rui Costa, que sempre o apoiou, mesmo como jogador, está ao seu lado. Têm uma excelente relação", revela o seu empresário, Andrés Miranda, acrescentando: "O Di María é um jogador muito inteligente, muito observador e que tenta aprender com tudo o que lhe transmitem." Por isso justifica o futebol mais colectivo apresentado recentemente por Angelito: "É um trabalho de Quique Flores e Rui Costa que está a ser feito. Era acusado de individualismo, mas é um jovem e está a crescer. Agora tenta demonstrar as suas qualidades jogando cada vez melhor com a equipa."

No último jogo, com a Naval, o técnico espanhol confessou que trocou Di María por Reyes no flanco esquerdo porque o camisola seis não estava com "uma boa coordenação" com David Luiz, preferindo apostar em Angelito para ajudar a fechar o flanco, sinal da sua confiança nas capacidades tácticas cada vez mais aprimoradas do camisola 20.

O empresário garante que Di María "está cada vez mais forte", mas realça: "Está ainda muito longe do que sabe e pode fazer no futuro." Lembrando que a participação em Pequim'2008 e a lesão que o afectou no final desse mesmo ano "prejudicaram a sua afirmação", justifica a subida de forma como algo "natural num processo evolutivo" de um jogador que "chegou muito jovem a um grande clube e que teve de enfrentar forte concorrência".


Maradona motiva sem desconcentrar

Di María é apontado como uma das grandes promessas do futebol argentino, e o próprio Maradona fez questão de se deslocar a Lisboa para assistir ao vivo a um jogo de Angelito, tendo-o já convocado para a selecção.

Andrés Miranda sublinha que "a presença na selecção é um processo de evolução" sublinhando, por isso, que "se Di María estiver bem no Benfica, então terá mais hipóteses na selecção." Por isso considera que o interesse de El Pibe nas actuações do camisola 20 não vão desconcentrar o jogador benfiquista, cujo principal objectivo neste momento "é jogar bem ao serviço do Benfica e ajudar a equipa".


Angelito já leva 70 jogos cumpridos em duas épocas de águia ao peito

Com 21 anos celebrados já em 2009, Di María apresenta um registo considerável de jogos ao serviço do Benfica, tendo disputado até ao momento 70 partidas pelas águias. Na sua primeira aventura fora da Argentina, o extremo tem sido bastante utilizado. Depois de ter participado em 35 partidas em 2007/08, o internacional argentino já cumpriu 25 jogos esta temporada, somando 1404 minutos de utilização. Caso participe nos dez jogos que faltam às águias, Di María pode assim igualar o registo da última época e atingir os 80 jogos pelo Benfica. Ainda assim, e, como claro sinal da irregularidade que tem apresentado, o camisola 20 tem bastantes jogos incompletos - este ano só terminou quatro (!) em 25.


Aposta de futuro com pretendentes

Seguido atentamente por vários clubes europeus, sobretudo depois da excelente campanha que realizou nos Jogos Olímpicos, Di María é uma forte aposta de futuro no Benfica.

O clube da Luz, que detém 90 por cento do passe do internacional argentino, blindou o jogador com uma cláusula de 30 milhões de euros, mas o próprio Quique Flores já admitiu publicamente que "mais cedo ou mais tarde Di María será transferido", admitindo este cenário em face da elevada qualidade do camisola 20 benfiquista.

No início do ano, o treinador das águias admitiu que essa é uma "realidade que tem de ser encarada", lembrando que o jogador vive "uma temporada atípica" devido à participação em Pequim.

"Queria que fosse a época da sua afirmação, mas estamos seguros de que terá a projecção a que corresponde", atirou Quique Flores.

Andrés Miranda, empresário do jogador, sublinha que "o Benfica não tem pressa, sabe que o processo de afirmação pode ser longo", frisando que, "neste momento, Di María só pensa em dar o máximo para conquistar o título pelo Benfica". "Não recebemos quaisquer propostas e nem pensamos nisso. O Di María está muito feliz no Benfica", garante.

Fonte: O Jogo

Sem comentários: